O açaí é uma baga que cresce no topo das palmeiras pinot ou palmeiras açaí. Estas palmeiras podem atingir até 20 metros de altura e crescem melhor em zonas pantanosas.
As regiões que oferecem as condições ideais para o crescimento destas árvores situam-se ao longo dos afluentes do Amazonas. Estas regiões incluem o nordeste da Venezuela, o Suriname, a Guiana e o nordeste do Brasil. Essas regiões apresentam condições ideais de temperatura e pluviosidade.
95% da produção de açaí é colhida de palmeiras silvestres. O açaí é colhido à mão pela população local entre agosto e dezembro. Os apanhadores sobem nas árvores usando as pernas e uma corda vegetal.
Após a colheita, as bagas são retiradas dos cachos, selecionadas e armazenadas em grandes cestos vegetais. Como as estradas são praticamente inexistentes na Amazónia, estes grandes cestos são transportados para os mercados de barco, à noite, quando as temperaturas são mais baixas, para garantir uma melhor conservação dos frutos. A maior parte do açaí produzido acaba em Belém, uma cidade no estuário do Amazonas. A zona portuária é muito movimentada todas as noites. Todo o comércio é feito entre 1h e 9h da manhã. Por volta das 9h, não há mais um único fruto de açaí para vender, e bares, restaurantes e sorveterias de toda a região começam a ser abastecidos com açaí para ser servido no mesmo dia. O açaí da Nossa é depois transportado daqui para França, onde é utilizado no fabrico dos nossos produtos. O transporte é efectuado por barco, pelo que a pegada de carbono é reduzida ao mínimo!
Uma vez confeccionadas, a fase final das nossas bebidas é estar nas suas mãos, proporcionando-lhe uma pausa natural e gourmet a qualquer hora do dia!