A génese da Nossa!

A Nossa foi criada em 2012 por Damien Binois, quando estava a terminar os seus estudos no Brasil com uma dissertação sobre a indústria do açaí na Amazónia. A sua investigação levou-o a perceber que, para além de ser deliciosa e cheia de benefícios, esta pequena baga poderia contribuir para o desenvolvimento da região, ajudando a preservar a Amazónia.

Atualmente, a Nossa conta com 15 colaboradores em França, Espanha e Portugal, que trabalham todos os dias para ajudar o maior número possível de pessoas a descobrir o açaí!

O nosso compromisso com a sustentabilidade

  • Açaí biológico

    O açaí biológico é o nosso orgulho e alegria. Cuidadosamente cultivado em ambientes agroflorestais sustentáveis, cada baga incorpora o nosso compromisso de cultivo ecológico e de qualidade excecional.

  • Cultivo agroflorestal

    Uma tradição ancestral praticada pelas populações indígenas há milhares de anos. Este método, que combina árvores e culturas agrícolas na mesma parcela de terra, promove a biodiversidade e satisfaz as necessidades alimentares das populações locais.

  • Certificação Fair For Life

    Uma parte significativa da nossa produção de açaí é certificada Fair For Life pela Ecocert, um rótulo de comércio justo. Esta certificação implica auditorias regulares e formação adicional. Centra-se em indicadores sociais fundamentais, como a segurança dos trabalhadores e a proibição do trabalho infantil. O nosso compromisso é melhorar as condições de vida e de trabalho das comunidades locais, reforçando a nossa dedicação à sustentabilidade e à equidade social.

ACTUAR PARA UM IMPACTO POSITIVO

Depuis le début, on construit une filière d'acai respectueuse des forêts et des communautés.

Avec ce rapport d’impact 2024, on vous raconte tout ce qu’on met en place au quotidien en Amazonie, pour faire bouger les choses.

Um documento prático para o ajudar a compreender a nossa visão e a avaliar os progressos alcançados.

LER O RELATÓRIO

Proteger a Amazónia, a nossa prioridade

Reconhecemos os desafios ambientais e sociais que a Amazónia enfrenta e estamos determinados a agir. Com a nossa cadeia de açaí biológico e agroflorestal, esforçamo-nos por encontrar um equilíbrio harmonioso entre a preservação do ecossistema amazónico e a melhoria dos rendimentos dos produtores locais, ao mesmo tempo que proporcionamos uma experiência de bem-estar aos nossos consumidores.

Os nossos parceiros locais

As nossas acções para hoje e a nossa promessa para amanhã

Não nos limitamos a falar de mudança, nós agimos. Estamos empenhados em combater a desflorestação, preservar a biodiversidade e apoiar as comunidades locais na Amazónia. Nosso compromisso: Transformar desafios em oportunidades.

  • Reduzir a biodiversidade

    Ação: estamos a formar pequenos agricultores em agroflorestação sustentável, uma prática que integra árvores e culturas agrícolas para preservar a biodiversidade.

    Expectativa: pretendemos gerir 3.000 hectares de floresta de forma sustentável, monitorizando simultaneamente a biodiversidade e o armazenamento de carbono.

  • Desflorestação

    Ação: formamos pequenos agricultores em agroflorestação sustentável para reduzir o impacto da pecuária e da agricultura em pequena escala.

    Expectativas: pretendemos formar 600 famílias de pequenos agricultores e obter uma certificação 100% biológica.

  • Baixo rendimento

    Ação: formamos os pequenos agricultores em agroflorestação sustentável para aumentar os rendimentos.

    Expectativa: esperamos que os rendimentos aumentem 50%.

  • Preços baixos para todos os agricultores

    Ação: introduzimos práticas de comércio justo e prestamos aconselhamento às cooperativas.

    Expectativa: esperamos obter um preço 10% superior ao preço de mercado e obter a certificação 100% Fair Trade.

  • Dependência de açaí

    Ação: estamos a formar pequenos agricultores para recolherem outros ingredientes da floresta.

    Expectativa: esperamos aumentar o rendimento total dos agricultores em 100% através de outras culturas, com rendimentos e preços mais elevados.

  • Elevada taxa de desemprego

    Ação: estamos a construir uma fábrica local, a empregar pessoas locais e a apoiar as escolas e a educação locais.

    Expectativa: Prevê-se a criação de 280 postos de trabalho directos em resultado desta iniciativa.