Açaí, um super alimento porque é um super antioxidante!

açaí amazónia polpa de açaí congelada

Rico em antioxidantes, tornou-se um alimento básico de dietas saudáveis e equilibradas. Mas o que é que faz do açaí um alimento tão único? Como é que as suas propriedades nutricionais ultrapassam as de outros superalimentos, como o mirtilo ou a romã?

Neste artigo, vamos descobrir porque é que o açaí é um superalimento por direito próprio, analisando mais de perto a sua composição nutricional e os seus benefícios para a saúde.

Açaí: um concentrado de antioxidantes

Se olharmos mais de perto, o açaí parece um grande mirtilo. No entanto, com exceção da sua cor púrpura, caraterística dos alimentos ricos em antioxidantes, o açaí não tem nada a invejar aos seus congéneres.

"Ao analisar a sua composição nutricional, todos os nossos pontos de referência são invertidos, pois este fruto não se assemelha a nenhum outro !" (Solveig DARRIGO-DARTINET, dietista-nutricionista especializada em micronutrição)

O que justifica o nome "superalimento" do açaí é o seuteor excecionalde antioxidantes .

Os poderosos antioxidantes do açaí


Com elevados teores de polifenóis (3,29g/100g), manganês (5,5g/100g) e vitamina E (4,5g/100g), o açaí tem um potencial antioxidante muito elevado.

O seuíndice ORAC* de 11.000 μmol TE/100g ultrapassa o de outras bagas (goji berry, romã, mirtilo, etc.).
Isto deve-se principalmente ao facto de 90% do fruto ser constituído pelo caroço. Este concentra o conteúdo nutricional numa polpa polposa e fina.

  

Para que servem os antioxidantes?

Os antioxidantes presentes nos alimentos são como inibidores de ferrugem para as nossas células. De facto, ajudam a combater a oxidação dos tecidos(daí o seu nome). Este processo natural e contínuo produz produtos residuais conhecidos como "radicais livres".

Para os eliminar, os antioxidantes são indispensáveis. Qualquer excesso destes resíduos, resultante de uma má alimentação, da exposição solar, do tabagismo, da poluição, do stress, etc., tem efeitos nefastos no envelhecimento dos nossos órgãos, conduzindo a doenças degenerativas.

 

*OORAC ou "Oxygen Radical Absorbance Capacity" é um índice que mede o teor de antioxidantes de um alimento e a sua capacidade de combater os radicais livres. Quanto mais elevado for este índice, mais protetor é o alimento.
Os alimentos com o índice ORAC mais elevado são os vegetais, as especiarias e as ervas aromáticas.

Deixar um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados.

Este site é protegido pelo hCaptcha, e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço do hCaptcha se aplicam.