Consumo de açaí no Brasil

açaí amazónia polpa de açaí congelada

O açaí é uma baga que cresce nas palmeiras da Amazónia. Reconhecido pelas suas virtudes nutricionais, tornou-se uma parte essencial da atual tendência saudável, aparecendo nas redes sociais sob a forma estética da tigela de açaí. No entanto, antes de ser uma tendência, o açaí é um fruto muito consumido na América Latina e faz parte dos hábitos alimentares de muitos países, incluindo o Brasil, há várias gerações.

 

De facto, na Amazónia brasileira, uma lenda conta a sua descoberta pelos habitantes da floresta. Conta-se que, há séculos, uma grande tribo vivia no estuário do Amazonas. Para fazer face à escassez de alimentos, o chefe da tribo Itaki ordenou o sacrifício de todos os recém-nascidos para que a população parasse de crescer. Esse também foi o destino do filho de sua filha Iaça. Uma noite, ao ouvir o choro do seu filho na floresta, ela seguiu os gritos e encontrou o seu bebé ao pé de uma palmeira. O bebé desapareceu imediatamente, fazendo-a chorar tanto que morreu de desgosto. O seu corpo foi encontrado alguns dias depois, agarrado ao tronco da palmeira, com o rosto radiante de um sorriso e os olhos dirigidos para o topo da árvore, carregado de cachos de uma baga roxa. Itaki mandou colher os frutos e provou-os. Achou-os muito saborosos e deu-os a comer ao seu povo, batizando-os de açaí, invertendo as letras do primeiro nome da sua filha, Iaça.

Hoje, o açaí continua a ser um elemento central da alimentação dos habitantes da Amazónia, nomeadamente das comunidades de apanhadores, que o consomem diariamente. Nessas regiões, a tigela de açaí parece ser uma aberração. Na verdade, o fruto é utilizado como acompanhamento de pratos salgados. Tradicionalmente, a polpa do açaí é misturada com açúcar e mandioca e servida com peixe frito. O seu papel central na dieta amazónica explica-se pelo seu teor em macronutrientes, o que faz dele um prato farto que fornece muita energia.

No entanto, apesar de contrariar a tradição, as tigelas de açaí continuam a ser a forma predominante de comer açaí no Brasil. Conscientes das virtudes deste fruto, os desportistas brasileiros, desde os praticantes de Jiu Jitsu aos surfistas, fizeram dele um elemento essencial da sua alimentação. Assim, tornaram o fruto famoso e alargaram o seu consumo, nomeadamente nas praias brasileiras, sob a forma de tigelas de açaí.

Deixar um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados.

Este site é protegido pelo hCaptcha, e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço do hCaptcha se aplicam.