Para além dos seus efeitos antioxidantes, descritos em no nosso último artigo, o açaí tem umacomposição nutricional surpreendente .
Níveis de açúcar muito baixos
Em primeiro lugar, trata-se de um frutomuito pobre em açúcar . O seu teor em hidratos de carbono simples é próximo de zero, enquanto que um fruto médio contém cerca de 15%. Apenas estão presentes os hidratos de carbono complexos (arabinose, manose, galactose).
A título de comparação, as groselhas contêm 6 g e os mirtilos cerca de 8 g.
Gorduras boas insaturadas
No entanto, o que distingue este fruto exótico é o seu elevado teor de lípidos (ou gordura). Com 4,5 a 6,5 g/100 g, ou seja, ainda menos do que o abacate (12%), destaca-se dos frutos frescos, que são praticamente desprovidos de gorduras. A vantagem destas gorduras é a sua qualidade, com um teor elevado de ácido oleico (ómega 9) de 56,2%. São os mesmos ácidos gordos que se encontram nas azeitonas e no azeite (daí o nome "oleico") que fizeram a reputação da famosa dieta mediterrânica!
Estas gorduras insaturadas ajudam a manter níveis normais de colesterol total no sangue.
Elevado teor de fibras
Outro ponto a destacar na composição do açaí é o facto de fornecer um teor de fibras (2,4 g/100 g) bastante superior à média dos outros frutos, que ronda os 1-2 g/100 g!
Estas fibras favorecem o bom trânsito intestinal e combatem eficazmente a obstipação. Criam uma sensação de saciedade e retardam a sensação de fome.
São igualmente úteis para regular aassimilação dos nutrientes e favorecem a atividade do microbiota para o manter em boa forma! As bactérias boas alimentam-se de fibras.
De acordo com o estudo INCA 3, o consumo diário de fibras dos adultos franceses - 20 g/dia - é muito inferior às recomendações ANSES de 30 g/dia.
No entanto, o açaí continua a ser uma bagamuito frágil e os seus nutrientes só podem ser preservados durante algumas horas após a colheita.
É por isso que, na Nossa, preferimos colher as bagas em quando estão completamente maduras, quando o seu teor em vitaminas e minerais é mais elevado, para garantir que toda a sua bondade é totalmente preservada. A polpa do açaí éimediatamente congelada e depois transportada para França por barco, para preservar todas as propriedades nutricionais e as qualidades gustativas deste fruto fresco.